🐾 Gatos Persas, Exóticos e Himaláias

🐾 Semelhanças e Diferenças
As Três Raças têm algo em comum, por isso são chamadas raças irmãs e por isso é permitido o cruzamento entre elas sem perder suas características. Quando se cruza um Persa com um Exótico ou um Persa com um Himaláia os filhotes de pêlo curto, serão legítimos Exóticos, tanto no registro de Pedigree, quanto no seu temperamento mais vivo e mais dependente do dono, que o Persa. Da mesma forma ocorrerá com os filhotes de pelagem longa, serão Persas ou Himaláias legítimos, herdando todas as características da raça.


🐾 Os Persas                                                                 
Sua origem remota aos anos de 1520, seu nome e devido ao seu lugar de origem Província de Chorazam na Pérsia, viajantes foram trazendo alguns exemplares da Pérsia e da Turquia para Europa e destes cruzamentos chegamos aos atuais Persas, admirados no mundo todo e sendo o gato que mais se tem registros. Mas somente no ano de 1871 criadores ingleses fizeram um programa sério de criação e cruzaram os persas com gatos Angorás, o que garantiu a qualidade do pêlo.



🐾 Os Exóticos
O surgimento da raça se deu em 1960.
Suas características são muito parecidas com as do Persas, carinha chata, orelhas curtas, cabeça redonda, corpo compacto… Mas sua pelagem é sempre curta e muito fofa, parecendo um “tapetinho felpudo”. Por ser de pêlo curto seu temperamento é mais ativo. A raça surgiu de um trabalho de cruzamento entre as raças Persa e os British Short Hair e American Short Hair. No entanto, o cruzamento com essas raças não é mais reconhecido. Portanto, se um Exótico cruzar com um British ou um American Short Hair, os filhotes serão considerados sem raça definida e não poderão ter Certificado de Pedigree.



🐾 Os Himaláias
O Pêlo Longo Colourpoint foi desenvolvido originalmente na década de 1920, para estudo científico, por um geneticista sueco chamado Dr. Tjebbes. Ele é resultado do cruzamento entre Siameses, Sagrados da Birmânia e Persas. A coloração escura nas pontas é vista em outros animais himaláias, como coelhos, e resulta do gene Himalaio. Essa coloração pode ser de diversas cores, os olhos sempre são azuis. Este gato tem o corpo atarracado e o temperamento sereno do Persa.