🐾 Padrão dos Gatos

O que mais vemos por aí é gente querendo saber em que padrão seu bichano melhor se enquadra. Claro que o amor por eles sempre será o mesmo, independentemente de qual padrão melhor se encaixar. Mas, para se determinar se um gato é Showo único modo é levando ele a uma exposição, para que um Juiz o avalie. Esse Juiz vai avaliar não só a posição do nariz do gato, mas também as orelhas, formato da cabeça, dentição, tamanho das patas, comprimento do rabo, quantidade e qualidade do pêlo, entre vários outros fatores. Aí sim você saberá se seu gato é Show.

🐾 Classe/Padrão
             🐈 Exemplares para exposição 
                    (Show Class)

             🐈 Exemplares para reprodução 
                    (Breed Class)
  
             🐈 Mascotes
                    (Pet Class)

🐾 SHOW - ( PARA SHOW ) - São os conhecidos gatos extremados ou aqueles que apresentam o nariz bem enterrado na carinha e com ele posicionado acima da linha inferior dos olhos. Possuem todas as características exigidas pelas federações, e estão aptos à participar de Exposições Nacionais e Internacionais, com grandes chances de obter boas classificações e premiações. Isso tudo, é claro, de acordo com o julgamento dos Juízes, que possuem a visão do padrão mundial da raça.

🐾 BREEDER - ( PARA CRIAÇÃO ) - São gatos provenientes de excelentes linhagens, filhos de campeões mas, por algum motivo, não nasceram com todas as características descritas acima e que seriam necessárias para ser um gato Show. Pequenas variações podem estar presentes no fenótipo do gato como, por exemplo, cauda mais alongada, nariz um pouco mais abaixo do desejado, orelhas mais altas, coloração de olhos não tão boas, dentre outras. Esses animais possuem excelente Pedigree, carregam uma boa genética e possuem boas chances de gerarem filhotes melhores do que eles, se forem submetidos a um trabalho de melhoramento genético.

🐾 PETS - ( PARA COMPANHIA ) - São filhos de pais puros de raça e, portanto, registrados como tal. Porém, não possuem fenotipicamente (características visíveis), as qualidades desejadas pelo padrão mundial da raça e, desse modo, não são animais destinados para reprodução e sim, tão somente para companhia. Esses animais de acordo com o código de ética das Federações Internacionais, devem ser castrados para permitir que a perpetuação das características das raças sejam feitas pelos animais que reúnem as qualidades desejadas, no caso, os Breeders e Shows.